A segunda via da Carteira de identidade em São Paulo deve ser solicitada em muitos casos, por mais que a lei não estabeleça nenhum tipo de vencimento para esse documento.
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Hoje em dia muitos órgãos passaram a aceitar apenas o RG que possua menos de 10 anos de emissão como as instituições bancárias na hora de resolver o pagamento de um bem imobiliário ou ainda fazer a prova de vida do INSS. Os lugares onde essa documentação também devem estar atualizada servem para os cartórios e ainda aeroportos dos países do Mercosul onde o passaporte não se faz necessário, dando a possibilidade de apresentar apenas o Registro Geral.
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Como fazer a segunda via da identidade em São Paulo
O poupatempo é um projeto criado pelo Governo de paulista e está diretamente ligado para que as pessoas consigam fazer a segunda via da identidade em SP, agendando uma visita com data e também horário a pessoa deve levar alguns documentos como certidão de nascimento, de solteiro ou casado e uma foto 3×4.
O agendamento pode ser feito tanto de maneira online como através do telefone, de forma virtual é necessário que a pessoa faça download do aplicativo “AP Serviços” tanto em um tablet como celular ou através de seu site oficial. Mas caso a pessoa preferir combinar tudo por telefone o número disponível é o 0800 772 3633.
O envio do Registro Geral pode ser enviada através dos correios, o serviço também é oferecido pelo Poupatempo.
Luta contra as fraudes
Muita gente pode achar estranho o fato de ter que atualizar a segunda via da Carteira de identidade em São Paulo já que a própria lei não exige esse tipo de processo a nenhum cidadão. Contudo a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) afirma que muitas instituições estão solicitando a atualização do RG para que essas informações cadastrais realmente sejam comprovadas pelos órgãos oficiais e assim nenhum tipo de fraude venha ocorrer.
Sendo assim a melhor atitude a ser tomada por alguém que já possui um RG a mais de 10 anos é aderir a forma atual para que a polícia Federal não recuse esse tipo de documento em casos onde o passaporte não serão usados.
O que a lei brasileira estabelece
Como já bem sabemos a lei brasileira não coloca um tempo mínimo para considerar o Registro Geral antigo e passar a ser considerado vencido segundo o que ela diz na lei de número 7,116 de 29 de agosto de 1983 estabelecida em 29 de agosto de 1983.
Essa regra ainda foi tentada a sofrer alteração para dez anos de validade, contudo ela permaneceu como estava mas mesmo assim segunda via da identidade em SP é importante de ser feita depois de uma década.
Quais são os documento necessários para fazer a primeira via da identidade em São Paulo
Para fazer o pedido da primeira via da carteira de identidade na cidade de São Paulo será necessário apresentar alguns documentos ao órgão responsável:
- Averbada – (Obrigatório para pessoas divorciadas ou separadas)
- Certidão de casamento – Original e cópia que não precisa ser autenticada devem estar em bom estado de conservação (Obrigatório para mulheres que estão casadas ou já são viúvas)
- 1 Foto 3×4 – De frente e atual (Pode ser colorida como não)
- Certidão de nascimento – Original e cópia que não precisa ser autenticada devem estar em bom estado de conservação
Quais são os documento necessários para fazer a segunda via da identidade em São Paulo
Os documentos para realizar o pedido da segunda via da Carteira de identidade em São Paulo vão pedir quase os mesmos documentos do caso anterior, veja:
- Primeira via da Carteira de identidade emitida no estado de São Paulo
- Averbada – (Obrigatório para pessoas divorciadas ou separadas)
- Certidão de casamento – Original e cópia que não precisa ser autenticada devem estar em bom estado de conservação (Obrigatório para mulheres que estão casadas ou já são viúvas)
- 1 Foto 3×4 – De frente e atual (Pode ser colorida como não)
- Certidão de nascimento – Original e cópia que não precisa ser autenticada devem estar em bom estado de conservação
Quais são as providências cabíveis a se tomar quando a carteira de identidade em caso de roubo ou extravio
Infelizmente situações chatas como roubo podem acontecer com qualquer pessoa além como imprevistos de perda de sua carteira de identificação. Quando isso ocorre a pessoa deve imediatamente se dirigir a delegacia mais próxima que encontrar e registrar um B.O. (Boletim de Ocorrência).
Caso a pessoa tenha realmente sido furtada ela poderá registrar o seu B.O eletrônico por meio também da delegacia eletrônica que terá a mesma validade. A ocorrência é muito importante, pois quando você a faz impossibilita que indivíduos de má fé usem seus dados para realizarem crimes como fazer dívidas usando o seu nome por exemplo.
Quanto tempo leva para tirar a 2 via da identidade?
Depois de realizar todo o processo desde agendamento a apresentação de todos os documentos necessários você terá que esperar um tempo mínimo para receber a segunda via da Carteira de identidade em São Paulo.
O prazo colocado pela Poupatempo leva quase 15 dias, um período considerado demoroso já que quando esse documento passou a ser emitido pelo órgão do governo de SP no ano de 1997 o RG podia ser entregue no mesmo dia ou seria necessário esperar no máximo 24 horas.
Como conseguir cópia do RG pela internet?
Ver a cópia do seu RG pela internet é algo de muita utilidade já que além de lhe oferecer praticidade também demonstrará segurança, você não vai precisar sair com seu documento em forma de papel desde que esteja com um aparelho móvel conectado à internet. O “Meu INSS” é um site da Previdência Social e pode te ajudar diretamente com isso, veja:
- Primeiro acesse o site Meu INSS
- Se direcione até o Extrato Previdenciário
- Selecione a opção “Fazer login” para ter acesso ao seu cadastro
- Além de parecer os dados de que tem o INSS, também estará disponível a sua carteira de identificação
Como tirar a 2 via do RG de graça?
Para conseguir tirar a segunda via da identidade em SP, o Poupa Tempo vai cobrar o valor de 39,80 reais. Mas alguns casos podem ser levados em consideração e a isenção dessa taxa passa a existir.
Na situação da pessoa ter sido roubada, furtada ou seu documento tenha sido danificado devido a uma catástrofe natural. Ainda sim, pessoas mulheres com mais de 60 anos de idade e homens com mais de 65 anos de idade não vão precisar desembolsar esse valor assim como aqueles que estão desempregados a mais de três meses e que se declare pobre.