Tirar a 2 via da CNH Detran MG é muito importante para aqueles que tiveram a sua carteira de habilitação Nacional perdida ou roubada, caso contrário terá que sofrer com consequências nada legais como o estabelecimento de uma multa ou ainda a apreensão do seu veículo.
Veja também:
Como tirar 2 via do IPTU NATAL 2021?
Como tirar 2 via do IPTU SALVADOR?
Como tirar 2 via do IPTU JOÃO PESSOA?
Como tirar a 2 via do IPTU Fortaleza?
Se você está passando por essa situação o melhor a se fazer é retirar suas dúvidas aqui conosco e em seguida tomar todas as atitudes cabíveis para que eventuais problemas não te ocorram.
Tópicos do artigo
Perda da CNH: Existe a necessidade de solicitar uma 2 via?
Como todos bem sabem a Carteira Nacional de Habilitação é um dos documentos mais importantes que o motorista tem que possuir, além de liberação para dirigir de forma legal ele ainda vai servir para resolver outras questões que precisam de comprovante para identificação da pessoa. Desta forma a 2 via da CNH Detran MG se faz algo necessário após a sua perda ou extravio. Veja agora quais são os passos fundamentais a serem seguidos:
- Se dirija a uma delegacia da Polícia Civil para o registro do B.O
Quando você percebe que não está com a sua CNH e vê que a perdeu, talvez a primeira coisa que você vai fazer é andar em todo o percurso que você realizou e que possivelmente a sua carteira de habilitação pode está.
Porém se depois de ter feito exatamente assim e não ter conseguido sucesso você deverá comparecer a uma delegacia da Polícia Civil para um B.O (Boletim de Ocorrência) levando consigo documentos pessoais, tais como, CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e RG(Registro Geral).
O B.O será fundamental não só para que possíveis problemas como alguém usar a sua carteira de maneira errada, como também servirá de documentação na hora de realizar a 2 via da CNH Detran MG.
- Analise se você realmente está habilitado para conseguir a 2 via da CNH
A 2 via da CNH Detran MG precisa ser urgentemente tirada quando você tem que dirigir, porém teve sua carteira perdida ou roubada. Contudo saiba que algumas condições são colocadas para que tudo ocorra de maneira simples. Entenda o que o Departamento Estadual de Trânsito estabelece:
- A sua CNH não pode estar vencida: Caso esteja nessas condições não é uma segunda via que você deve fazer e sim a renovação da carteira de habilitação.
- O pedido da 2 via deve ser feito no estado onde você a perdeu ou extravio, pois caso opte por fazer em outro estado você será obrigado a esperar um pouco mais, pois os procedimentos serão mais complexos.
- Não ter nenhuma dívida com o Detran, tais como IPVA, multas, licenciamento etc.
- Separe toda a documentação necessária para a solicitação da 2 via da CNH
Você também deve ficar atento com a documentação necessária para efetuar a solicitação, é preciso separar:
- CPF
- Uma foto 3×4
- RG, Carteira de Trabalho ou optar pelo passaporte
- Comprovante de residência – Original e também a cópia
- Boletim de Ocorrência que registre o roubo ou perda
- Solicite a 2 via da CNH
Você pode fazer a solicitação da 2 via da CNH Detran MG de duas maneiras, elas podem ser tanto pela internet como presencialmente.
Pelo internet você deve se direcionar ao site oficial do seu estado, nesse caso Minas Gerais que além de tudo lhe darão instruções de como você deve agir. Essa é uma ótima opção porque você pode realizar tudo na comodidade de sua própria casa.
Mas o pedido também pode ser feito de maneira física, esse é o jeito mais tradicional onde é possível comparecer ao endereço R. Miguel Gentil, 357 – Nova Gameleira, Belo Horizonte – MG, 30510-140.
Mais segurança com a CNH digital
Se você não quer correr o risco de precisar solicitar a 2 via da CNH Detran MG pelo fato de ter sido furtado, roubado ou por uma desatenção a ter perdido, saiba que isso tem sim como ser evitado.
Pensando exatamente nesse tipo de situação, foi criada a CNH-e, ele é um app mobile que surgiu como forma de solução para que os motoristas se sintam mais seguros, uma vez que, não existirá mais a necessidade de ter em mãos o documento em forma de papel, sendo preciso apenas o formato digital que conterá até mesmo a foto e QT Code para a autenticação.
O aplicativo pode ser baixado tanto pela plataforma do App Store como no Google Play com download totalmente gratuito. Se quer saber mais informações a respeito do aplicativo CNH-e é só ir até o site oficial do Detran que também deixará a disposição respostas para as perguntas mais frequentes.
Quanto custa a segunda via da CNH MG
Para tirar a 2 via da CNH Detran MG será necessário desembolsar alguns valores dependendo do porque você está ali.
Cada estado do país determina a quantia em que a taxa será cobrada, no caso da sua carteira ter sido perdida ou tenha sido danificada os mineiros terão que pagar o valor de 124,24 reais. Porém aqueles que foram roubados ou furtados podem ficar isentos dessa cobrança desde que quando comparecer à Ciretran apresentam o registro do Boletim de Ocorrência feito pela delegacia da Policia Federal tanto no modo original como a cópia.
Como rastrear segunda via da CNH?
Você ainda tem a possibilidade de rastrear 2 via da CNH Detran MG para saber se falta muito para ela chegar. Feito por meio da internet é possível fazer o acompanhamento totalmente de maneira online.
- Primeiro você deve se direcionar ao site do Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais
- Selecionar a página de habilitação
- Logo após clique em “Acompanhar entrega da CNH”
- Preencha todo o campo obrigatório como seu CPF e data de nascimento
- Por último coloque o município da unidade de atendimento
Como tirar a segunda via da CNH de graça?
Como falamos a pouco a CNH exige que para a 2 via da CNH Detran MG ser tirada é necessário que a pessoa pague por uma taxa. Contudo aqueles que foram roubados ou furtados tem o dinheiro desde que comprovem que o motivo por estar fazendo essa solicitação foi aquilo. Mas como provar? Basta que você apresente o registro do B.O. feito na delegacia.
Quais são as taxas para renovação de CNH MG?
Além de valores cobrados para que a 2 via da CNH Detran MG seja tirada, aqueles que quiserem renovar a sua Carteira Nacional de Habilitação com o Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais deverá desembolsar valores no custo de 89,09 reais, o mesmo valor também vai servir para o registro ou importação do prontuário exclusivo para os motoristas que não são habilitados pelo estado mineiro.