Fique informado de como tirar a 2 via do IPTU São Paulo. O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é cobrado a todos os cidadãos que possuem um imóvel na área urbana de uma determinada cidade. Assim como em todos os municípios brasileiros, São Paulo também cobra uma taxa anual ao proprietários dos imóveis para que a administração pública municipal possa oferecer investimentos em obras de mobilidade urbana, saneamento básico, saúde, educação, dentre outros serviços.
O carnê do IPTU é entregue anualmente com uma data de vencimento possibilitando que o contribuinte possa realizar o pagamento, todavia imprevistos podem acontecer, sendo assim a emissão do boleto para pagamento pode ser feita por meio da 2 via. Mas como tirar a 2 via do IPTU São Paulo? A resposta para essa e outras perguntas poderá ser encontrada no decorrer deste artigo.
Veja também:
Como tirar 2 via do IPTU RECIFE 2021?
Como tirar 2 via do IPTU PORTO ALEGRE?
Tópicos do artigo
IPTU de São Paulo
A cidade de São Paulo é a maior cidade do Brasil e uma das mais populosas do mundo, o que é bastante positivo, visto que quanto maior a população maior será o número de contribuintes proprietários de imóveis e, consequentemente, os valores arrecadados com o IPTU serão maiores.
O pagamento do imposto é obrigatório, dessa forma está previsto em Lei que todos os contribuintes devem realizar o pagamento e, caso não o façam, estarão sujeitos a punições também previstas em Lei. Dentre as punições existentes estão a incidência de multas, a perda do imóvel pelo contribuinte, além da possibilidade de que o imóvel seja leiloado.Entretanto, as punições aplicadas variam de acordo com o nível de inadimplência do proprietário do imóvel, portanto quanto maior for a dívida e o tempo de inadimplência, maior será a probabilidade do imóvel chegar a ser leiloado.
Qual o valor do IPTU de São Paulo?
Cada propriedade tem a cobrança de um valor diferente de IPTU, isso porque o imposto leva em conta todas as particularidades do imóvel, como por exemplo o comprimento, a largura, a localização, a finalidade do imóvel, dentre outros fatores. O pagamento do imposto é obrigatório tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas e o não pagamento pode acarretar em – além dos problemas já citados – problemas como a impossibilidade de emissão de alvará de construção no caso do proprietário necessitar realizar alguma alteração na planta do imóvel ou na impossibilidade da emissão de alvará de funcionamento no caso do imóvel ser exclusivo para desenvolver alguma atividade comercial de comercialização ou oferta de algum serviço.
Como consultar o IPTU online?
A consulta do IPTU pode ser realizada através do site da prefeitura de São Paulo, dessa forma o contribuinte tem total acesso e controle à respeito de toda a situação na qual se encontra o seu imóvel. Confira a seguir um tutorial ensinando como realizar a consulta online:
Passo a passo para consultar o IPTU online
O primeiro passo para realizar a consulta do imposto é acessar o site da prefeitura municipal de São Paulo na aba direcionada a Secretaria Municipal da Fazenda. Em seguida, o contribuinte deve clicar na opção “Consulta de IPTU”. Será aberta uma nova aba solicitando que seja digitado o número do cadastro do imóvel (o número pode ser encontrado em qualquer carnê de IPTU de anos anteriores), logo após digitar é preciso realizar a identificação de segurança digitando os caracteres apresentados na imagem presente na tela.
Após concluir essas etapas é necessário apenas clicar em “consultar” e o contribuinte terá acesso a todas as informações referentes à situação cadastral do imóvel, podendo consultar dívidas anteriores, bem como todo o histórico de pagamento do IPTU.
Emitir a 2 via do IPTU São Paulo
Para emitir a 2 via do IPTU São Paulo o contribuinte deve acessar o portal da Prefeitura de São Paulo, sendo recomendado que o procedimento seja feito em caso de perda ou não recebimento do carnê, visto que mesmo que o boleto não chegue ao endereço cadastrado pelo contribuinte a cobrança continua sendo feita anualmente, portanto é de total responsabilidade do proprietário do imóvel realizar a consulta e fazer o pagamento nos prazos estabelecidos. Os passos que devem ser seguidos estão listados a seguir:
Passo 1: acesse o portal do município de São Paulo conforme a imagem abaixo:
Passo 2: clique na aba “emissão de 2 via”
Passo 3: clique na opção “emissão do boleto para pagamento do IPTU de 2012 em diante (acesso livre)
Passo 4: preencha os dados cuidadosamente e clique na opção “gerar 2 via”
Se você seguiu todos os passos poderá imprimir o boleto e se dirigir até uma agência para pagamento ou anotar o código do boleto e efetuar o pagamento através do internet banking.
Onde posso pagar o IPTU?
O pagamento do boleto bancário pode ser feito desde que dentro do vencimento através de qualquer agência Banco do Brasil, HSBC, Itaú, Bradesco, Citibank, Caixa, Santander ou outras agências físicas e digitais que permitam o pagamento de boletos.
Como entrar em contato com a Prefeitura de São Paulo?
Em caso de dúvidas à respeito do imóvel, para contestação de valores do IPTU ou quaisquer outras dúvidas, você contribuinte poderá entrar em contato através do número (11) 3113-8000 ou se dirigir até a Secretaria Municipal da Fazenda no endereço Viaduto do Chá, n° 15 – Centro – São Paulo/SP.